18 de janeiro de 2013

Artigo Tortoise SVN (Instalação e configuração) - Parte 3



Dando continuidade no artigo falando sobre o TortoiseSVN, nesta parte vou comentar sobre algumas das diversas funcionalidades disponibilizadas pelo aplicativo. Veja na imagem abaixo as funcionalidades:


Neste artigo separei algumas que na minha opinião são fundamentais para comentar.

Primeiro: “Navegador de repositório”.

Selecionando esta função, será aberta uma janela exibindo os arquivos enviados e disponibilizados dentro do repositório. Ela será acessada pela pasta local de trabalho, ou seja, na pasta “Meus_Codigos”. Veja na imagem abaixo a mencionada janela.


Observe que dentro desta janela do navegador, será possível realizar alterações nos arquivos. Para isto basta clicar com o botão direito do mouse sobre a mesma que será exibido a seguinte janela:


Segunda: “Obter Bloqueio”. Esta é uma das que para mim, é da maior importância, principalmente em se tratando de vários desenvolvedores trabalhando no mesmo repositório, pois através desta, o usuário terá como informar para os outros desenvolvedores, que o arquivo esta em uso por ele próprio, impedindo desta forma de acontecer de dois desenvolvedores realizarem alterações ao mesmo tempo, e o último apagar as rotinas adicionadas pelos primeiros. Veja abaixo a janela de exemplo da funcionalidade:

Observe que em quase todas as janelas do tortoiseSVN, tem um campo para digitação de mensagens. Estas mensagens serão muito importantes para que os outros usuários tenham informações detalhadas do que esta sendo realizado no processo. Sendo assim, minha indicação é que quem for fazer uso do aplicativo, não se esqueça de sempre informar neste campo o porquê do ocorrido processo.

Terceira: “Ramificar, Alternar e Combinar”. Estas opções poderão ser usadas para realizar uma espécie de cópia (ramificação) de um determinado código. Vamos supor que precise realizar alguns testes e quer evitar que seja enviado ao repositório os possíveis códigos passível de gerar erro de compilação do projeto. Neste caso poderá criar uma cópia ramificada para evitar o acontecido.

As outras opções serão usadas para alternar e retornar (combinar) os códigos da copia do repositório com a ramificada.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: http://www.devmedia.com.br/funcionalidades-artigo-tutorial-tortoisesvn-parte-3/21074

Um comentário:

  1. Já usei o Tortoise no passado (E o TortoiseHg também), mas agora o uso em linha de comando. A pergunta é: O Tortoise não facilita demais as coisas, tornando inclusive a inclusão de arquivos desnecessários (Como arquivos temporários e lixo de compilação) no repositório, mesmo que acidentalmente, uma coisa fácil de se fazer?

    ResponderExcluir