7 de janeiro de 2013

Sistemas de controle de versão

Sistemas de controle de versão se baseiam na ideia de facilitar o controle de documentos, sejam códigos fontes de sistemas ou ou outro tipo de documentação aplicável.

Abaixo um trecho retirado da revista Engenharia de Software, nº 49


Revista Engenharia de Software Magazine 49



"Sistemas de controle de versões são ferramentas de apoio aos desenvolvedores cuja principal função é controlar as modificações realizadas em um arquivo de projeto. Ainda possuem um mecanismo automatizado para identificar e controlar as modificações realizadas nos arquivos de um projeto ao longo do tempo, garantindo integridade e rastreabilidade das modificações. O controle de versões é visto como uma extensão natural do processo de desenvolvimento, permitindo que se possam realizar modificações paralelas e de forma coerente e padronizada, especialmente se tratando de equipes geograficamente dispersas.
 

O repositório é o componente principal do sistema de controle de versões. É o seu núcleo, composto por uma sequência de revisões armazenadas ao longo do tempo. Em geral, o usuário só interage diretamente com o repositório durante operações de leitura. A escrita no repositório é realizada por intermédio de outro componente denominada cópia de trabalho."

É interessante notar no trecho acima que, apesar do controle de versionamento ser extensamente utilizado na área de desenvolvimento de software, o mesmo também é utilizado para versionar outros tipos de documentos e arquivos em geral, como imagens e conteúdo multimídia.

Um comentário: