Abaixo um trecho retirado da revista Engenharia de Software, nº 49
"Sistemas de controle de versões são ferramentas de apoio aos desenvolvedores cuja principal função é controlar as modificações realizadas em um arquivo de projeto. Ainda possuem um mecanismo automatizado para identificar e controlar as modificações realizadas nos arquivos de um projeto ao longo do tempo, garantindo integridade e rastreabilidade das modificações. O controle de versões é visto como uma extensão natural do processo de desenvolvimento, permitindo que se possam realizar modificações paralelas e de forma coerente e padronizada, especialmente se tratando de equipes geograficamente dispersas.
O repositório é o componente principal do sistema de controle de versões. É o seu núcleo, composto por uma sequência de revisões armazenadas ao longo do tempo. Em geral, o usuário só interage diretamente com o repositório durante operações de leitura. A escrita no repositório é realizada por intermédio de outro componente denominada cópia de trabalho."
É interessante notar no trecho acima que, apesar do controle de versionamento ser extensamente utilizado na área de desenvolvimento de software, o mesmo também é utilizado para versionar outros tipos de documentos e arquivos em geral, como imagens e conteúdo multimídia.
Oi Marcos,
ResponderExcluirTem o link dessa revista? Eu gostaria de ler :-)